Relatório Programa Nacional de Rastreio Neonatal: Questões Éticas, com colaboração ANDO

A Comissão de Ética do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) elaborou com o contributo de várias entidades, incluindo a ANDO Portugal, o Relatório "Programa Nacional de Rastreio Neonatal: Questões Éticas", ao abrigo do disposto na al. b) do n.º 1 do art. 3.º e no n.º 5 do art. 6.º, ambos do Decreto-Lei n.º 80/2018, de 15 de outubro.

Este trabalho de grande importância, conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, tem como objetivo principal ilustrar a profunda reflexão ética que foi realizada. Para além disso, pretende também espelhar de forma fiel as diversas opiniões e perspetivas de todos aqueles que contribuíram para este estudo. Através de uma análise minuciosa e inclusiva, procurou-se assegurar que todas as vozes fossem ouvidas e consideradas, enriquecendo assim este documento e proporcionando uma visão abrangente sobre as questões éticas em análise.

A ANDO Portugal continuará a colaborar estreitamente com entidades institucionais e privadas, reforçando o seu compromisso com o avanço científico, a melhoria dos cuidados e a qualidade de vida das pessoas com condições ósseas raras e as suas famílias. 

Pode visualizar o documento aqui.

 

Abrir relatório

PARTILHAR: