Questionário: Prioridades na Investigação para a Fisioterapia em Portugal

O Gabinete de Estudos e Planeamento da Ordem dos Fisioterapeutas (GEP-OF) encontra-se a realizar o estudo "Agenda de investigação para a Fisioterapia em Portugal: um estudo Delphi".

Este estudo tem como objetivo alcançar um consenso alargado na identificação de questões de investigação prioritárias para a Fisioterapia em Portugal, tanto do ponto de vista de fisioterapeutas como de utentes de serviços de Fisioterapia e de cidadãos que realizam ou já realizaram fisioterapia. Nesse sentido, a sua experiência é muito importante.

Este estudo destina-se a adultos que estejam a realizar tratamentos de fisioterapia ou que já o tenham feito no passado.

 

Em que consiste

A participação consiste num questionário online, em três momentos (rondas) diferentes, entre os quais, cada participante, terá acesso aos resultados da ronda anterior.

Na primeira ronda serão colocadas questões sociodemográficas e apresentados 66 temas divididos em 9 secções, que descrevem possíveis objetivos de investigação em Fisioterapia. Será solicitado que cada pessoa pontue cada objetivo de acordo com a sua opinião, utilizando uma escala de 4 pontos, onde 1 significa "Nada Importante", 2 "Algo Importante", 3 "Importante" e 4 "Muito Importante". Duração estimada de 20 minutos.

Na segunda ronda, as prioridades mais pontuadas da lista inicial, e outras sugeridas pelos participantes na primeira ronda, serão colocadas para nova pontuação dos participantes.

Os questionários da primeira e segunda ronda permanecerão abertos durante um período de 3 semanas. A terceira ronda apenas será realizada caso não se venha a obter consenso no final da segunda ronda.

 

Como participar

Para participar, utilize este link de acesso ao questionário: forms.office.com/e/L00z12gyzg

Até dia 13 de Junho de 2024


participar

 

Mais informações

O estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (referência 233/CEFMUP/2024). A participação no estudo é totalmente voluntária e anónima. O participante poderá abandonar o mesmo em qualquer momento, interrompendo o preenchimento do questionário sem necessitar de dar nenhuma justificação e sem que isso reflita algum tipo de prejuízo ou penalização.

Em caso de dúvida ou necessidade de mais informação, contate através do endereço de e-mail [email protected]

PARTILHAR: