Miguel Monteiro conquistou a primeira medalha para Portugal com o ouro no lançamento do peso F40. O atleta de Mangualde, associado da ANDO, bateu ainda o recorde paralímpico.
Numa extraordinária demonstração de habilidade e determinação, Miguel Monteiro garantiu a medalha de ouro no lançamento do peso em F40 nos Jogos Paralímpicos de 2024. Depois do bronze em Tóquio 2020, esta é a segunda medalha de Miguel Monteiro nos Jogos Paralímpicos. O atleta de baixa estatura com acondroplasia, esteve quase sempre no topo, controlando a prova e terminando com um lançamento que marcou um novo recorde paralímpico nos 11,21 metros. Em segundo lugar, o mongol Battulga Tsegmid alcançou a prata com 11,09 e o iraquiano Garrah Tnaiash (11,03) ficou com o bronze.
A vitória de Miguel Monteiro não só traz imenso orgulho a Portugal, como também destaca a sua dedicação e trabalho árduo.
Este triunfo serve como um poderoso lembrete da importância do desporto e dos Jogos Paralímpicos na promoção da inclusão e na eliminação de barreiras. Através de eventos como os Jogos Paralímpicos, celebramos as capacidades extraordinárias de todos os atletas e o poder unificador do desporto.
A ANDO dá os parabéns ao Miguel e deseja boa sorte e sucesso desportivo a todos os atletas portugueses nesta competição! Através do seu sucesso, o Miguel demonstrou o poder da determinação e o espírito dos Jogos Paralímpicos, inspirando inúmeras pessoas em todo o mundo.