Aumentar o conhecimento sobre as doenças raras é uma das grandes missões da RD-Portugal – União das Associações das Doenças Raras de Portugal (à qual a ANDO pertence) E é para ajudar na concretização deste objetivo que foi criado o projeto de literacia para a saúde Informar sem Dramatizar, desenhado para desconstruir mitos e ampliar o conhecimento sobre as doenças raras junto dos mais jovens.
O objetivo é alertar e sensibilizar as crianças e jovens para as especificidades relacionadas com as doenças raras e a deficiência, destinado à divulgação das doenças raras, sem estigmas, nas Escolas portuguesas.
Faça parte do Dia Mundial das Doenças Raras e inscreva-se no "Informar sem Dramatizar":
Inscrever
Destinatários:
Todas as crianças e os jovens do pré-escolar, 1.º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário.
Método:
Distribuição junto das escolas de materiais informativos e didáticos que ensinem as crianças e os jovens a compreender e lidar com as doenças raras, a não discriminar pessoas com doenças raras e/ou com deficiência e a aprender a fazer a integração das diferenças no seu dia-a-dia.
Duração:
As atividades foram desenhadas para ter uma duração máxima de uma hora e meia em sala de aula. A implementação pode ser dividida entre mais de uma aula ou várias disciplinas.
Inscrições:
Para inscrever a sua turma, escola ou agrupamento, o professor ou responsável escolar deve preencher o formulário de inscrição aqui. Para mais informações sobre o projeto, visite a página oficial aqui.