Amanhã, o National Mirror Group da ERDERA (European Rare Diseases Research Alliance) realiza o evento "Doenças Raras – Um Compromisso com o Futuro" para assinalar, em comnjunto com a Universidade do Algarve, o Dia Mundial das Doenças Raras.
A iniciativa acontece já amanhã, 28 de fevereiro de 2025, Dia Mundial das Doenças Raras, entre as 14h e as 18h, no Campus da Penha da Universidade do Algarve, em Faro. O evento será realizado em formato híbrido, permitindo participação presencial e online. A entrada é gratuita, porém é necessário realizar inscrição prévia.
O evento pretende dar visibilidade às doenças raras, promovendo o debate e a partilha de conhecimento entre investigadores, profissionais de saúde, pessoas com doença e associações. Através de painéis de discussão e intervenções de especialistas, será destacada a importância da investigação, da inovação e do acesso a cuidados de saúde para os doentes com doenças raras.
Esta iniciativa conta com a organização e apoio de diversas instituições como a Universidade do Algarve, Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, o ABC - Algarve Biomedical Center Research Institute, o Mirror Group do Programa Europeu Conjunto para as Doenças Raras, a RD-Portugal, a Direção-Geral da Saúde, o INSA – Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a AICIB – Agência de Investigação Científica e Inovação Biomédica, a FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, a ULS do Algarve, entre outras entidades parceiras.