Dia Paralímpico Jovem Realiza-se no Dia 7 de Outubro 2023
O Comité Paralímpico de Portugal vai promover já no próximo sábado, dia 7 de outubro de 2023, a primeira edição do Dia Paralímpico Jovem. O evento vai decorrer no Complexo Desportivo do Jamor, em Oeiras, entre as 10 e as 16h. A iniciativa conta com o alto patrocínio do Presidente da República.
O Dia Paralímpico Jovem é um evento de âmbito nacional e destina-se a todos os jovens, entre os 9 e os 24 anos, com deficiência elegíveis para o desporto paralímpico e surdolímpico. Vai contar com 19 modalidades paralímpicas e surdolímpicas que todos vão poder experimentar gratuitamente, de maneira a introduzir os jovens à prática desportiva e captar novos talentos para o desporto adaptado.
São elas o atletismo, badminton, basquetebol, boccia, canoagem, ciclismo, curling, escalada, futebol, goalball, judo, luta greco-romana, natação, remo, ténis, ténis de mesa, tiro, tiro com arco e voleibol. A experimentação das modalidades vai ser acompanhada por atletas que estarão disponíveis para apoiar e trocar impressões com os participantes.
Conheça as Modalidades
O Dia Paralímpico Jovem deriva do evento já existente do Dia Paralímpico promovido pelo Comité Paralímpico de Portugal desde 2012 e que já proporcionou a experimentação de modalidades paralímpicas e surdolímpicas a milhares de pessoas adultas por todo o país. O objetivo do Dia Paralímpico Jovem é agora mobilizar também os jovens de todo o país para a experimentação desportiva no Jamor.
Apesar de não poder estar presente no evento, o Presidente da República apelou à participação e à importância da iniciativa:
"Devem praticar, as limitações impostas pelas nossas diferenças não são limitações que impeçam o acesso e o cultivar do desporto, porque somos todos diferentes, todos nós temos limitações que mudam ao longo da vida. Umas que não tínhamos passamos a ter, outras tínhamos (...) ou deixamos de ter", disse, antes de transmitir o total apoio a esta iniciativa. "O apoio do Presidente da República" significa "o apoio de todos os portugueses", finalizou.
Veja a mensagem completa do Presidente da República: