Comunicado

Comunicado da ANDO Portugal

A ANDO Portugal, Associação Nacional de Displasias Ósseas, vem por este meio manifestar a sua preocupação relativamente ao recente anúncio publicitário da empresa Betclic no qual é utilizado o termo "anão" dito de forma humorística.

Desde a sua fundação, em 2015, a ANDO Portugal tem trabalhado arduamente para promover uma linguagem inclusiva e livre de preconceitos em relação às pessoas com displasias ósseas. O termo "anão", embora ainda utilizado, carrega uma carga histórica e social extremamente negativa. Esta palavra tem sido frequentemente associada a estereótipos depreciativos e usada de forma pejorativa, afetando profundamente a dignidade e a autoestima das pessoas com displasia óssea com baixa estatura, e suas famílias.

Reconhecemos que as decisões individuais, como a participação em campanhas publicitárias, são complexas e influenciadas por diversos fatores. Não é, nem será, o papel da ANDO julgar escolhas pessoais. No entanto, é importante salientar que cada ação tem um impacto mais amplo na perceção social das pessoas com displasias ósseas.

A mudança de mentalidades é um processo gradual que requer persistência e colaboração de todos os setores da sociedade. Cada passo na direção de uma linguagem mais respeitosa e inclusiva contribui para uma sociedade mais equitativa.

Pedimos a compreensão e a participação de todos neste esforço coletivo.

Muito do trabalho da ANDO tem sido feito no sentido de informar empresas e agências de publicidade para que considerem o impacto das suas campanhas com base em estereótipos. A criatividade pode e deve ser exercida sem recorrer a termos ofensivos. Também contactamos e solicitamos aos meios de comunicação para utilizarem terminologia adequada quando se referem a pessoas com displasias ósseas e que termos como "pessoa com displasia óssea" ou "pessoa com baixa estatura" são preferíveis. Fomentamos a consciencialização individual através de notícias e comunicações sobre como o uso de certas expressões no dia a dia podem fazer a diferença para muitas pessoas viverem em sociedade, sem o peso da discriminação pela sua diferença física.

Para que todos estes passos possam gerar uma mudança positiva, pedimos que as pessoas com displasias ósseas e famílias continuem a educar a sociedade sobre a importância da linguagem inclusiva.

O objetivo da ANDO é trabalhar para um futuro onde as próximas gerações de pessoas com displasias ósseas não tenham que enfrentar o estigma e o preconceito, associados a termos depreciativos. Este é um trabalho contínuo que requer a colaboração de todos.

Acreditamos que, com esforço conjunto e persistência, podemos construir uma sociedade mais inclusiva e que respeita as diferenças, onde cada pessoa é valorizada pela sua singularidade e não rotulada por características físicas.

A ANDO Portugal mantém-se disponível para dialogar, esclarecer e colaborar com todos os setores da sociedade nesta importante missão de promover o respeito e a dignidade para todas as pessoas com displasias ósseas.

 

Valores Fundamentais da ANDO

Partilhamos informação sobre os nossos valores fundamentais, no site da ANDO:

abrir
PARTILHAR: