O 6º Encontro ANDO decorreu no Museu de Aveiro | Santa Joana no passado dia 1 de junho. Este ano, contámos com a presença de mais de 100 pessoas!
Foi um dia em cheio com sessões informativas sobre vários temas relacionados com displasias ósseas, workshops, momentos de convívio, atividades culturais e muitas atividades para as crianças. Para a ANDO, como sempre, a parte mais importante são as Pessoas e recebemos participantes e famílias de todo o país (Açores e Madeira incluídos), o que nos deixa de coração cheio.
Foram mais de 100 pessoas que trouxeram e partilharam as suas experiências e boa disposição, contribuindo para um dia muito especial e que ficará na nossa memória. Sem as pessoas, este evento não faria sentido e, por esse motivo, a ANDO agradece a todos os participantes, de todas as idades.
O Encontro começou pelas 10h e a sessão de abertura contou com a presença de José António Christo (Diretor Museu de Aveiro | Santa Joana), Paula Capela (Câmara Municipal de Aveiro) e Inês Alves (ANDO). Durante a manhã, realizaram-se sessões informativas, mais direcionadas para questões clínicas como a reabilitação, a interpretação de resultados de medicamentos e investigação.
A equipa do secretariado do 6º Encontro ANDO começou cedo a receber os participantes e trabalharam de forma incansável!
Enquanto as sessões da manhã decorriam, lá fora, as crianças começavam as primeiras brincadeiras, jogos e, sem esquecer, os saltos no insuflável. Pelo meio, amigos e amigas que se voltam a encontrar e novas amizades no ar...
Durante o Encontro, foram vários os momentos de convívio para "meter a conversa em dia", refrescar com um sumo de laranja ou limonada e recuperar energias com um "snack".
Depois de almoço, retomámos as sessões do Encontro, agora mais focadas em temas sociais e culturais e com a realização de dois workshops, um sobre Museus Inclusivos e outro de Yoga.
Uma viagem no tempo com as crianças
Enquanto isso, as atividades das crianças continuaram e foi de tarde que vieram os melhores momentos! O Serviço Educativo dos Museus de Aveiro preparou uma atividade muito especial chamada "Vestir o Hábito". Levando as crianças pelas várias áreas do Museu, um antigo convento dominicano onde viveu Santa Joana Princesa, realizou uma recriação teatral da Freira Boticária (que confecionava os medicamentos), da Freira Rodeira (encarregada do contacto com o exterior do convento), da Sacristã (organizava e cuidava do convento) e da (des)afinada Mestra Organista (responsável pela música e pelo Coro). Esta atividade convidou as crianças a regressar ao passado, imaginando a vida dentro do Convento e fez as delícias dos mais novos (e não só), provocando gargalhadas por todo o Museu. Não poderíamos estar mais agradecido por este momento maravilhoso e os sorrisos falam por si.
Ainda houve tempo para uma última atividade: visitar o quadro da Princesa e a seguir recriá-lo.
Veja o Álbum do 6º Encontro ANDO e responda ao Questionário de Avaliação: