Bolsa ANDO 2024 | Os Testemunhos dos Alunos

Os alunos de medicina Concha Rodrigues da Silva (ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) e André Abreu (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) foram selecionados para a Bolsa ANDO 2024, um estágio intensivo de 2 semanas, que decorreu no Aarhus University Hospital (AUH), Dinamarca, entre 19 e 30 de agosto do presente ano.

A Bolsa ANDO é uma iniciativa pioneira, criada em 2019 e promovida integralmente pela ANDO com o objetivo de aumentar conhecimento na área das displasias ósseas. Consiste num estágio em ambiente hospitalar para estudantes de cursos de saúde em Portugal aprenderem com as mais conceituadas equipas do mundo em displasias ósseas.
A Bolsa ANDO 2024 decorreu na cidade Dinamarquesa de Arhus

 

Nesta edição, a coordenação da Bolsa ANDO esteve a cargo da Dra. Pernille Axél Gregersen, médica no AUH ligada aos Departamentos de Genética Clínica, Medicina Clínica, Pediatria e ao Centro de Doenças Raras da Universidade de Aarhus. A par do seu profissionalismo e conhecimentos da área, a sua amabilidade, empenho e hospitalidade foram fundamentais e constituíram a base do sucesso desta edição da Bolsa ANDO.

Por isso, deixamos uma palavra especial de agradecimento à Dra. Pernille Axél Gregersen pela sua disponibilidade de coordenação do estágio, dedicação aos alunos, bem como a todos os profissionais do AUH, por terem abraçado o nosso desafio de receber esta edição da Bolsa ANDO, acompanhando os alunos sempre em proximidade e partilhando o seu valioso conhecimento.


bolsa ando 2024
Bolsa ANDO 2024

Na foto, a Concha e o André junto ao AHU

 

É com um sentimento de grande satisfação que partilhamos as palavras da Concha e do André, após concluirem o estágio:

"O estágio clínico no Hospital de Aarhus, através da Bolsa ANDO 2024, superou todas as minhas expectativas e marcou profundamente o meu percurso.

Esta oportunidade permitiu-me, não só, expandir o meu conhecimento sobre displasias ósseas, um tema que havia explorado de forma limitada, como também desenvolver uma visão mais ampla e completa dos cuidados em saúde, enriquecendo a minha compreensão da abordagem e tratamento de condições crónicas. O intercâmbio com uma realidade clínica e cultural diferente daquela que conheço foi extremamente enriquecedor, reforçando o meu desejo de continuar a explorar outras perspetivas internacionais.

Agradeço à ANDO por ter viabilizado esta oportunidade única que representou uma etapa crucial no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Estou confiante de que as aprendizagens e competências adquiridas me permitirão retribuir o apoio recebido!"

Concha Rodrigues da Silva

"A ANDO forneceu-me as ferramentas para que eu possa contribuir para o conhecimento médico na área das displasias ósseas e para dar um passo na direção de um futuro em que as pessoas são tratadas da melhor forma possível, para colmatar o vasto oceano de desconhecimento que existe nesta área.

Sem a ajuda da ANDO Portugal isto não seria possível. De de todo o apoio concedido no âmbito da Bolsa ANDO, destaca-se a possibilidade da viagem à Dinamarca que me permitiu entrar em contacto com os melhores profissionais da área das displasias ósseas, profissionais que estão a par tanto das inovações como das lacunas que existem dentro do conhecimento médico sobre este grupo de condições ósseas raras. Obrigado!"

André Abreu

 

A ANDO agradece o empenho da Concha e do André, os dois alunos selecionados para a edição 2024 da Bolsa ANDO. Desejamos a ambos todo o sucesso académico e profissional e esperamos, com entusiasmo, que esta experiência se concretize em novo conhecimento para a área das displasias ósseas em Portugal, materializado no trabalho académico de Tese de Mestrado que será desenvolvido por ambos os alunos, relacionado com a área das displasias óssea e que terá colaboração da ANDO.

 

...
...
...
...
PARTILHAR: