A plataforma SIP PT (Plataforma para o Impacto Social da Dor) foi lançada em 2018 e integra Associações e Profissionais de Saúde num trabalho conjunto de avaliar a repercussão da dor nas atividades diárias das pessoas, sensibilizar para a gravidade deste problema e diminuir o impacto social da dor em Portugal.
As Associações que integram a SIP PT, onde se inclui a ANDO, colaboraram ativamente para o pleno acesso ao tratamento da dor através de qualquer sistema de saúde como um direito humano e uma prioridade global de saúde. Deste trabalho conjunto resultou o Guião da Primeira consulta da Dor e o Manual Interativo da Dor.
Este manual foi elaborado pelos membros da SIP-PT com o objetivo de consciencializar as pessoas que vivem com dor. Consulte o Manual Interativo da Dor:
Abrir ManualPrepara as pessoas para a primeira consulta, melhora a comunicação entre doente, família e médico, para facilitar uma resposta terapêutica orientada para a pessoa:
Abrir guião
Reflexão sobre a Problemática da Dor Crónica em Portugal: necessidade de novas Políticas de Saúde
A SIP-PT redigiu este documento que tem como principal objetivo sensibilizar os responsáveis e apelar aos decisores políticos para a necessária e urgente implementação de políticas sociais e de saúde mais eficazes e mais abrangentes que abordem a dor de forma sistemática e integrada, baseando-se em estudos científicos e em documentos elaborados com o máximo de rigor pela SIP PT.