Este projeto de investigação foi promovido, apoiado e realizado pela ANDO entre outubro de 2022 e junho de 2023. Teve como objetivo realizar uma caracterização física, biomecânica e psicológica, em associação com atividade física, exercício e desporto adaptado, de pessoas adultas com acondroplasia.
Este estudo, além de trazer benefícios para as comunidades científica e médica — através do levantamento de dados e da investigação levada a cabo — promoveu também um conjunto de benefícios diretos para os participantes:
Receberá um relatório com todos estes dados.
A Investigadora Principal deste estudo é Inês Alves, aluna do doutoramento em Motricidade Humana pela Universidade de Évora (UÉ) e Presidente da ANDO.
Teve como orientadores o Prof. Doutor Orlando Fernandes, a Profª. Doutora Maria António Castro e a Profª. Doutora Sofia Tavares.
O Estudo dividiu-se em 3 componentes: Questionários de Saúde; Avaliação Física e do Movimento; Entrevistas online.
Este estudo decorreu no Laboratório Robocorp do Politécnico de Coimbra
O Estudo terminou em junho de 2023
Escola Superior de Educação de Coimbra - Pólo II
Rua Luís de Camões | Travessa Teixeira de Pascoais
Coimbra
40°12'51.0"N 8°24'26.6"W
Os custos que possa ter com a participação no estudo ficarão a cargo do projeto. As despesas de deslocação que tenha serão reembolsadas. Deverá guardar os recibos e faturas destas despesas.
A confidencialidade e a privacidade dos dados são asseguradas pelo anonimato das respostas e não é pedida qualquer autenticação eletrónica. Toda a informação recolhida destina-se apenas para fins académicos e científicos.
A participação neste estudo é livre, bem como a interrupção a qualquer momento e não terá qualquer custos em participar nesta validação.
Caso decida participar, ser-lhe-á pedido também que leia atentamente e assine um consentimento informado.
Os riscos associados ao estudo são praticamente nulos, limitando-se àqueles derivados da realização de marcha ou corrida por breves momentos. Poderá surgir alguma fadiga física, algum cansaço devido às medições e/ou leve incómodo pela colocação da instrumentação (sensores) para a análise
Se tiver alguma dúvida sobre o estudo, a qualquer momento pode contactar a investigadora:
[email protected] ou 910 442 840 — Inês Alves